Educação Financeira
07 Dicas de Educação Financeira
Esta é uma grande debilidade que todos temos em nossa infância, nos ensinam muitas coisas, mas educação financeira não.
Somos criados sem regras para o bom uso do dinheiro, na sua grande maioria gastamos sem necessidade, sem projeção de planejamento.
Muitas pessoas se endividam e compram só porque a prestação cabe no bolso, mas não há planejamento, e muitas das vezes a prestação cabe no bolso, mas elas se esquecem de somar todas as prestações que cabem no bolso.
E quando chega no vencimento é que vão se dar conta de que extrapolou seu orçamento.
07 Dicas de Educação Financeira
Enfim são tantas atitudes erradas tomadas por falta de conhecimento que levam muitas pessoas a depressão, vontade de suicídio, e total desequilíbrio emocional.
Temos amigos que agem assim e já tentamos ensiná-los muitas vezes, mas não dentro deles este desejo, acham muito difícil.
Vamos nos dirigir para você que esta nesta situação, reconhece isto e quer ajuda para tirar sua vida financeira da UTI e dar um novo rumo a sua história.
Quando nossa vida financeira esta na UTI, “metáfora” temos que agir rápido para que não haja óbito.
Mas fique tranquilo(a) se este é seu caso e você quer mudar, esta no caminho certo, basta ter foco e determinação, seguindo os passos simples que detalharemos a seguir.
Quando falarmos de você, pode ser você e seu cônjuge ou todos os que estão envolvidos no orçamento da família.
O bom é que todos participem e aprendam juntos para poderem colaborar para o crescimento de todos.
1 – Elabore seu Orçamento
Pegue uma folha de papel em branco se você não possuir um computador, se possuir um computador abra uma planilha do Excel e faça uma agenda com dias do mês na horizontal e na esquerda enumere:
Primeiramente seus ganhos dia por dia ou do dia em que você recebe e valores que tem a receber, logo abaixo coloque uma linha para total de ganhos no mês;
Em segundo lugar liste as despesas fixas que acontecem todos os mês, exemplo, água, luz, aluguel, prestação da casa/apto/carro, individualize estes itens e os mais fixos alimentação, colégio, enfim você sabe seus gastos fixos;
Em terceiro lugar coloque seus gastos extras e assim vá enumerando todas as suas despesas/gastos e no final uma linha com seus totais.
Assim você terá uma visão geral da sua vida financeira mês a mês.
2 – Defina seus Objetivos
De nada adianta ter conhecimento da sua situação financeira se não tomar atitudes corretas para mudá-la para melhor é claro.
Trace um planejamento para cortar as despesas variáveis e diminuir as despesas fixas e isto já te dará uma visão uma luz ao fim do túnel.
Procure a todo custo se manter focado em seus objetivos, senão todo trabalho irá por água abaixo.
3 – Controle suas Dívidas
Vá liquidando suas dívidas, sem fazer outras, entre em economia de guerra, não adianta quer controlar o que não tem controle, pense você será o único beneficiado.
4 – Faça uma reserva financeira
Mesmo que você esteja endividado, vá se organizando aos poucos, negocie com seus credores para diminuir os juros e cumpra o combinado, isto lhe dará credibilidade. Procure desde já, abra uma poupança e deposite o máximo que puder mesmo que seja, 10,00, mas dê o primeiro passo.
5 – Invista em sua Educação Financeira
Procure ler mais sobre o assunto, vá aprendendo novas técnicas de educação financeira, acompanhe de perto suas receitas e seus gastos, antes de comprar faça aquela pergunta básica, estou precisando? se sim vá em frente e se não aborte a compra.
6 – Disciplina
Essencial para o cumprimento e alcance dos seus objetivos, sem ela ninguém vai a lugar nenhum.
Como diz o dito popular, ” quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”.
Toda mudança num primeiro momento causa um certo desconforto, pois você esta saindo da sua zona de conforto e isto é um sacrifício, mas pense que você esta indo para uma vida melhor.
Pense em seu futuro, ter liberdade financeira, para viajar, desfrutar dos melhores hotéis, enfim realmente aproveitar
a vida.
7 – Investimentos
Quando você já possuir um valor considerável em sua poupança, consulte seus gerente e faça uma migração para investimentos mais rentáveis.
Procure também aprender um pouco sobre o que cada investimento esta pagando, não esqueça que, o saber não ocupa lugar, ou melhor quanto mais você aprende mais você cresce e se torna independente.
Vou deixa uma dica no link abaixo que poderá potencializar sua transformação financeira há um baixo custo eu uso e tenho colhido excelentes frutos.
Mas fique a vontade é apenas uma sugestão.
Curso-Excel-Completo-com-Certificado
No primeiro você recebe um ebook onde você ira estudar mais sobre educação financeira e no segundo você irá aprender a fazer sua própria planilha no Excel de maneira simples e fácil.
Espero que você tenha gostado e melhor que gostar é tomar atitude e colocar em prática.
Deus te Abençoe.